Construir uma história dentro da empresa, passando, sem pressa, por diversas áreas. Equilibrar ambição e persistência. Buscar aprender sempre. São dicas importantes enumeradas por trabalhadores que conquistaram seu lugar ao sol: começaram na base da pirâmide profissional e atingiram o alto da hierarquia. Chegaram a gerentes, a diretores ou a até presidentes da companhia em que já trabalharam, anos atrás, como estagiários.
O caso de Gisleine Camargo, por exemplo. Ela foi promovida durante sua licença-maternidade. Ela está na KPMG há 12 anos e começou a trabalhar na empresa como trainee de assistente administrativo. Na época, a intenção era trabalhar na área técnica como psicóloga. Hoje é gerente de Assessoria de Recursos Humanos.
“Sempre conciliei minha carreira com a minha vida profissional. Várias amigas que entraram comigo não souberam esperar e não conseguiram se destacar”, disse.
Na opinião dela, uma das principais competências de quem quer chegar lá é a paciência. “Hoje a carreira de longo prazo não é a mesma coisa de há 30 anos. As empresas estão mais flexíveis. Mas para chegar a esse ponto, é necessário desenvolver um trabalho correto, digno e honesto. Além disso, é importante ter em mente que o cargo de destaque depende da sua atitude. Procure conhecer a empresa em que você trabalha e questione o que ela quer de você. Uma conversa com o seu chefe é muito importante”, resumiu.
A falta de paciência é, conforme destaca Gilseine, uma das principais razões que levam o profissional a querer trocar de empresa. No entanto, essa opção precisa ser bem pensada, e por diversos motivos.
Também não é bem interpretado pelo empregador o profissional que fica muitos anos no mesmo cargo. Ela ressalta que é importante passar por diversas áreas, não se acomodar.
“Estamos numa época em que as empresas têm dificuldade de reter o profissional. Então, se for trocar de emprego, procure deixar as portas abertas para um possível retorno ou uma referência. É certo o profissional buscar satisfação no trabalho, mas é preciso ter cuidado, pois quem muda muito de emprego não é bem visto no mercado”.
#
Comente na webO que conta mais na hora de crescer dentro da empresa: talento ou sorte? Opine no www.gazetaonline.com.br
No escritório
Antes de se tornar sócio da Machado Pinho Associados, Bruno de Pinho e Silva trabalhou como estagiário de seus dois atuais parceiros na sociedade.
“Fui estagiário deles em anos diferentes e quando eles tinham outros sócios. Assim que me formei, fui contratado e, mesmo com pouco tempo de carreira, fui obtendo sucesso no que fazia, conquistando novos clientes para o escritório, cavando o meu espaço”, lembrou.
Agora que atingiu o nível profissional que almejava, Bruno tem um novo desafio: tornar seu escritório o maior do Estado na área de advocacia empresarial. “Acredite que você pode fazer qualquer coisa e faça o que tiver de fazer da melhor maneira possível”, aconselha.
5 competências
# 1.Persistência
Determinação e vontade de crescer - e isso vale tanto para o aspecto profissional quanto para pessoal - são requisitos básicos para vencer profissionalmente.
# 2. Estabilidade emocional
Para o cargo de chefia, precisa-se de pessoas que mantenham o eixo, mesmo quando à sua volta as coisas não estão indo bem.
# 3. Formação técnica
Invista em especializações, cursos de aperfeicoçamento, pois isso fará a diferença. O mercado é muito dinâmico e há sempre recursos e técnicas novas para aprender.
# 4. Ética
Integridade e compromisso ético são características tão valorizadas quanto a bagagem profissional. Um bom profissional deve ser inquestionável do ponto de vista do caráter.
# 5. Ambição
Enquanto não chegar ao posto de chefia, há sempre um degrau para subir. Trace metas, produza resultados significativos para a empresa e saiba mostrar sua qualificação para o cargo quando a oportunidade surgir.
Fonte: José Carlos de Sá, diretor da ABRH-ES
37 vagas - É o oferta do Programa de Trainee da Samarco.
15 meses - É o tempo de duração do Programa de Trainee da C A.
Tempo de cadeira
12 anos de empresa - Um funcionário que fica durante todos esses anos NO MESMO CARGO em uma mesma corporação não é bem visto pelo mercado. O mesmo ocorre em relação àqueles que mudam de emprego VÁRIAS VEZES durante a sua trajetória profissional.
Ivan Zurita: exemplo de persistência
A vida profissional do presidente da Nestlé Ivan Zurita impressiona. Ele começou a trabalhar aos 12 anos, administrando a produção de leite da fazenda do pai, em Araras, interior de São Paulo. Alguns anos depois, Zurita prestou concurso, entrou como estagiário na multinacional suíça Nestlé, onde trabalhava o pai da sua namorada, e nunca mais saiu de lá.
Zurita estudava economia na Universidade Mackenzie, em São Paulo, e a faculdade exigia estágios nas empresas. Ele foi para Nestlé para ficar por seis meses e está na empresa há 34 anos.
A função de estagiário na empresa de alimentos era na área de pesquisa de mercado, de porta em porta. Depois disso, ele trabalhou no setor de marketing e comunicação e na área comercial, estudou em Nova York e no IMD de Lausanne, na Suíça.
Zurita também ocupou cargos importantes em outros países da América Latina. Depois de 17 anos fora, voltou para o Brasil e assumiu a presidência da empresa, em 2001.
Eles estavam preparados para o topo
Diná Sanchotene
dsanchotene@redegazeta.com.br
"Se surgir oportunidade para um cargo de responsabilidade dentro de uma empresa, é bom estar preparado para ela". Essa é a opinião do gerente de áreas de segurança do trabalho da ArcelorMittal Tubarão, Rodrigo de Oliveira Gama.
"Comecei como estagiário de engenharia mecânica na Aciaria. Em 1997, fiz as provas para trainee e após seis meses de treinamento por toda a usina fui trabalhar como engenheiro de segurança", contou.
Gama aproveitou todas as oportunidades que surgiram, inclusive para se especializar na área de segurança do trabalho. O convite para assumir a gerência surgiu em 2004.
"Quando ainda era estagiário sempre tive a preocupação de aprender. Depois de contratado, quis mostrar um bom trabalho. Tenho a consciência de que a carreira é a gente que faz".
Projetando o futuro
O engenheiro civil responsável pela gerencia das obras do Edifício Tebas, da Mata da Praia Dacaza Construtora, Diógenes Jorge Gonçalves Barcellos, já tem dez anos de casa. Três deles como estagiário.
"Tudo começou quando ainda estudava Engenharia Civil. Fui chamado para fazer estágio e depois fui contratado como técnico. Hoje, o mercado está muito concorrido e o estagiário sempre pensa no que vai fazer depois que o contrato acabar".
O sonho de ser bem-sucedido e reconhecido em sua carreira sempre fez parte dos pensamentos do engenheiro. "Gosto de trabalhar na obra e de gerenciá-la. Para assumir um cargo de responsabilidade, é necessário muita dedicação. É muito importante se mostrar interessado".
O gerente de planejamento e controle de produção da Lorenge, Rogério Jansen, também começou como estagiário na construtora. "As coisas foram acontecendo naturalmente. Ajudei a desenvolver o setor de orçamento e o cargo de gerência veio após muita dedicação. Sempre procurei me especializar, pois tenho a consciência de que o estudo tem que fazer parte do nosso cotidiano sempre", disse.
Análise
É preciso reter bons profissionais
José Carlos de Sá
é diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES)
A prática de apostar no treinamento de novos talentos, por meio de programas de estágios, para garimpar e reter bons profissionais no futuro, não é uma novidade no meio corporativo. A necessidade de mão-de-obra qualificada que assegure a competitividade e a longevidade de uma empresa trouxe aos setores de recursos humanos mais uma missão: além de um profissional com qualidades técnicas, é preciso buscar aqueles que tenham motivação, interesse em construir uma carreira de sucesso.
Com esse perfil, um profissional já está um passo à frente de muitos outros no caminho para conquistar os mais altos cargos, as chefias. São muitos os casos de presidentes e diretores de grandes empresas que começaram como office-boy ou estagiário. É preciso ter pró-atividade, persistência, ambição, mas, acima de tudo, é necessário ter vontade de aprender. Assumir novas funções em nome do desafio é um requisito primordial para quem deseja chegar ao topo.
Oriente-se: especialistas tiram dúvidas sobre início de carreira
# QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS DOS ESTAGIÁRIOS?
Pega mal demonstrar que não se sabe o se quer da carreira, ou que só se está ali pelo dinheiro. Depois que você for aprovado, tome cuidado para não demonstrar falta de comprometimento ou fazer pressão para ser efetivado. A efetivação deve ser conseqüência da sua dedicação e competência como profissional e cidadão.
# QUAIS AS FORMAS DE CRESCER DENTRO DE UMA EMPRESA?
A constante busca do profissional deve ser no sentido de estar sempre conectado aos princípios, crenças e valores culturais da empresa da qual faz parte. Essa relação é que viabilizará uma melhor canalização de esforços para alcançar os objetivos corporativos. Além desse alinhamento, o profissional deverá procurar entender o status atual de suas competências e, através de uma estratégia de autodesenvolvimento, investir em si mesmo para um constante aprimoramento. O equilíbrio que o profissional possui em todos os aspectos da sua vida é que vai acarretar uma contribuição mais plena na empresa. As corporações em processo de "crescimento sustentável" já quebraram o paradigma de que o profissional bem sucedido precisa fazer muitos sacrifícios, escolher entre o trabalho e a família. O melhor caminho para alcançar e manter resultados é a conquista da excelência em todas as atividades que se realiza.
# VALE A PENA ESQUENTAR A CADEIRA DENTRO DE UMA MESMA EMPRESA POR MUITO TEMPO?
A primeira pergunta que o profissional deve se fazer é se está em uma empresa que vale a pena a curto, médio e longo prazo. Essas são as companhias que reconhecem e valorizam os seus recursos humanos. Nesse caso, um alinhamento de propósitos entre o profissional e a empresa traz também a possibilidade de crescimento conjunto. Cabe à empresa, ainda, uma reflexão sobre como reter os seus talentos, identificando a melhor forma de desenvolver e recompensar cada um. Um ambiente que mantém as pessoas ligadas à missão e à visão está seguindo a melhor estratégia para chegar ao sucesso.
# O QUE UMA PESSOA DEVE TER PARA SUBIR NA VIDA?
Para subir na vida, é necessário ter ambição. Essa é a primeira qualidade para se alcançar o sucesso na carreira. Ambição é o elemento motivador de todos os nossos atos.
# COMO SE CONSEGUE UMA PROMOÇÃO?
É muito difícil ser promovido se você não trabalha nas áreas envolvidas com o "core business" (centro) da companhia. É mais fácil você ser promovido quando está na linha de frente, trazendo dinheiro para a empresa. Dessa maneira, seus superiores vão estar de olho em você. Quem quer ser promovido deve tentar conseguir uma posição de destaque na empresa, que seja responsável por trazer dinheiro, seja na área de produção, vendas, marketing ou informática. Evitar os cargos que só trazem gastos e passem a ser o centro das atenções. As empresas são feitas de pessoas, e seu chefe também é um ser humano. Todos nós gostamos de pessoas simpáticas. Hoje, é uma condição ser simpático com seu chefe, pares e subordinados. Quem tem um mau gênio não é promovido. Ser simpático é uma condição necessária, porém, não suficiente para ser promovido. Existem outros fatores relevantes.
# É IMPORTANTE GOSTAR DO QUE SE FAZ?
Sim, o profissional que tem paixão pelo seu trabalho chama a atenção. Sua paixão para o trabalho é visível por seu entusiasmo no dia-a-dia. Se você está trabalhando em algo de que não gosta, é difícil ter paixão. Então, busque um trabalho que te dê prazer e vista a camisa. Seu entusiasmo pelo trabalho irá chamar a atenção do seu chefe e trazer a sonhada promoção.
# É IMPORTANTE TRAZER RESULTADOS PARA EMPRESA?
Resultados são necessários para conseguir manter seu emprego. E resultados extraordinários irão trazer a você aquela promoção. Para isso, o marketing pessoal é indispensável. Os resultados de que falamos não vão trazer promoção nenhuma se ninguém souber deles. Você precisa divulgar seus resultados e torná-los públicos, mostrando ao seu chefe como você é bom. Lembre-se: o chefe gosta de subordinados que mostram resultados, não desculpas. Para ser promovido, você precisa ser um eterno insatisfeito consigo mesmo; você precisa estar atualizado e melhorando continuamente, por meio de cursos, leituras, sempre aprimorando seus conhecimentos e talentos. O mundo é competitivo, e tem muito mais gente pleiteando promoções do que oportunidades. Você precisa competir de uma forma estratégica para ganhar a sonhada promoção.
Fontes: Martha Zouain, psicóloga e diretora da Psico Store; e Thomas A. Case, Ph.D fundador do Grupo Catho
A primeira chance: entre com o pé direito nas multinacionais
Fique de olho nos sites das grandes empresas. A maioria abre vagas para estágio e programas de trainee anualmente
C A
Podem participar candidatos graduados no período de julho de 2005 a julho de 2008. As vagas são para recém-formados em Administração de Empresas, Administração Mercadológica, Arquitetura, Ciências Contábeis, Comunicação, Economia, Engenharia e Marketing. Os interessados em participar do processo de seleção devem se inscrever pela página da empresa na internet até o dia 20 de maio.
Site: www.cea.com.br
NESTLÉ
Todos os anos a empresa suíça abre inscrições para o seu programa de trainee. As datas para a próxima seleção ainda não estão definidas. Mas vale a pena ficar de olho no site empresa.
Site:www.nestle.com.br.
SAMARCO MINERAÇÃO
Estão sendo oferecidas 37 vagas a recém-graduados, que terão oportunidade de atuar nas unidades da companhia localizadas no Espírito Santo e em Minas Gerais. Para participar do programa é preciso ter concluído o ensino superior a partir de julho de 2006 ou ter formatura prevista para julho de 2008. Também é necessário ter domínio de informática e conhecimentos de Inglês. Os interessados em participar do processo seletivo da Samarco podem se inscrever até o dia 23 de abril pelo site da empresa na internet.
Site: www.samarco.com.br
VALE
O programa Global Trainee da mineradora busca estudantes recém-formados de diversas áreas de graduação. As inscrições estão previstas para começar em julho.
Outro programa desenvolvido pela companhia é o de Especialização Internacional, que vai recrutar jovens engenheiros e geólogos para atuar em unidades do mundo todo. As inscrições devem ser realizadas em julho deste ano.
Site: www.vale.com.
ARCELORMITTAL TUBARÃO
Não há previsão para o Programa de Trainee para este ano.
UNILEVER
O cadastro é feito na página da empresa na internet. As inscrições para o Programa de Trainee 2009 ainda não foram abertas.
Site:www.unilever.com.br
AMBEV
O Programa de Trainee da empresa tem a duração de dez meses. As inscrições ocorrem nos meses de julho e agosto. Fique de olho para não perder o prazo.
Site:www.ambev.com.br
BASF
O Programa Trainee da BASF contrata a cada 2 anos. A próxima turma terá início em 2009, e o processo seletivo será realizado em agosto deste ano.
Site:www.basf.com.br
Olá,
Bem vindo ao
TraineeMeUp! Se você gosta deste blog e acha válido o esforço de catalogar
as melhores vagas pela internet e deixá-las organizadas para vocês se
inscreverem, assim como o esforço de escrever artigos e dicas, compilar vídeos e
notícias que contribuam com o seu desempenho nos processos seletivos, incentive a continuidade desse blog clicando em alguns
links patrocinados nas vezes em que visitá-lo.
Categorias
NOTICIAS: De estagiário a presidente: dicas para quem quer chegar lá
7 de abr. de 2008


0 comentários:
Postar um comentário