Olá,
Bem vindo ao TraineeMeUp! Se você gosta deste blog e acha válido o esforço de catalogar as melhores vagas pela internet e deixá-las organizadas para vocês se inscreverem, assim como o esforço de escrever artigos e dicas, compilar vídeos e notícias que contribuam com o seu desempenho nos processos seletivos, incentive a continuidade desse blog clicando em alguns links patrocinados nas vezes em que visitá-lo.

Categorias

ver

TODOS POSTS

ver somente

ARTIGOS

ver somente

VAGAS

ver somente

NOTICIAS


ARTIGOS: Porque ser um trainee?

21 de nov. de 2007

Se você entrou no TraineeMeUp é porque já sabe que é vantajoso ter o carimbo TRAINEE no currículo, porém talvez não tenha parado para elencar todas as vantagens tal carimbo possa trazer a sua vida pessoal e profissional.

De fato os benefícios são enormes e poucas oportunidades durante a carreira de um profissional podem impulsioná-la tanto, além do trainee vejo mestrado, doutorado, MBAs fora do pais, talvez alguns poucos outros que tenha esquecido como molas propulsoras de nível comparável a um programa de trainee.

No caso de trainee a oportunidade é tentadora, nas palestras que tenho dado nas faculdades muito se fala do salário, pois considero esse item como um dos de menor importância em relação aos outros. Vejam abaixo a enormidade de fatores que estão dentre as vantagens:

a) Salários médios iniciais na casa dos R$ 3,5 mil, em alguns casos chegando a R$ 5,5 mil (2007).

b) Todos os benefícios de um funcionário normal. É comum o pacote para trainees incluir assistência médica e odontológica, vale-refeição e vale-transporte

c) Possibilidade de conhecer todas as áreas e identificar a que mais lhe agrada trabalhar. Identificar sua vocação é um fato que minimiza mudanças abrutas na carreira. Imagine o que aconteceria com o nível de desistência de cursos de faculdades se todos alunos pudessem fazer em torno de 2 anos do curso antes de optar por ele.

d) Enorme conhecimento do todo, ‘big picture’ como chamam os americanos. Quais são os departamentos da companhia, como um impacta no outro, como eles impactam no produto final e no consumidor; as diferentes percepções de cada um deles, diferentes modos de agregar valor, dentre outros.

e) Networking, através do conhecimento de diversas pessoas chaves da companhia e mais importante ainda, através do trabalho no dia a dia com elas.

f) Exposição. Pelo fato de ser um enorme investimento para a companhia, todos estarão com os olhos o tempo todo no seu trabalho. O que é EXCELENTE quando o nosso trabalho é bom, quando temos o que mostrar. É como ter mídia de graça. Pense na quantidade de gente que faz coisas boas que ficam no esquecimento. Pense diferente então, imagine a quantidade de produtos bons que existem no mercado, agora quais são os mais consumidos? São os que tem melhor divulgação. São os “trainees do mercado” os mais consumidos, os mais falados, os mais caros, etc...

g) Altas doses de treinamento. De onde deriva a própria palavra trainee. Algumas empresas com mais treinamento outras com menos, mas sempre com MUITO mais treinamento do que teria se não fosse trainee.

h) Gerenciamento de projetos. Todo trainee tem sempre um projeto para o período de cada uma das rotações, portanto a habilidade de gerenciar projetos é enormemente desenvolvida.

i) Autonomia. Devido ao status de funcionário alto potencial que o trainee tem, geralmente lhe é dada enorme autonomia.

j) Em alguns casos, acompanhamento de uma psicóloga durante o programa todo. De modo a identificar possíveis pontos de melhoria e desenvolvimento de competências.

k) Em alguns casos, há ainda a rotação no exterior, que dispensa apresentação das vantagens.

l) Carimbo de trainee no CV

m) E finalmente, a possibilidade de chegar rapidamente a cargos de gerência. Diria até de forma mais contundente: ACELERAÇÃO DA CARREIRA.

Porém, com certeza você não é o único que sabe disso, e é por isso a concorrência pelas poucas vagas de qualidade disponíveis chega a níveis inacreditáveis. Quem imagina que o vestibular é a pior seleção que irá passar, se engana tremendamente. Clique no link abaixo para ver uma comparação feita pela Revista Veja em 2003, dados que, infelizmente, estão piores:

TABELA VEJA 2003

Apesar de os programas de trainee existirem há mais de três décadas, foi do fim dos anos 90 para cá que as empresas começaram a investir mais em seus projetos. Este ano, setores antes pouco tradicionais no ramo, como construção e moda, entraram no rol das selecionadoras. A estimativa é que o número de vagas tenha crescido 30% nos últimos 12 meses.

Alguns depoimentos pertinentes ao tema colhidos de notícias veiculadas no ultimo ano:

Trainee Unilever

A gerente de R&S da Unilever explica que, geralmente, o processo seletivo já está focado em identificar pessoas que tenham perfil de líderes. "O líder é alguém que age como catalisador de mudança, é inovador, tem visão empreendedora e sabe buscar resultados em time", afirma ela. Na empresa, 40% dos trainees acabam sendo promovidos a gerentes júnior, e 60% chegam a diretoria. "A nossa intenção é que, ao final do programa, que tem a duração de dois anos, o trainee esteja preparado para ocupar um cargo de liderança na empresa. Caso ele ainda não esteja pronto nós investimos na pessoa, para que ela possa desenvolver as habilidades necessárias", explica Mônica.

Trainee Bosch

''Contratar um profissional que já está no mercado traz mais experiência, mas contratar um trainee permite que esse profissional seja treinado desde o início com a cultura da empresa.'', diz o gerente de RH da Bosch.

Para Adriana, ser aprovado em um processo de trainees é um dos melhores inícios de carreira que se pode ter. ''A visão organizacional é maior, há a chance de fazer cursos e contatos que outros profissionais não têm'', diz. ''Mas o trainee não deve pensar que ser selecionado lhe garantirá uma boa vida. Ele será muito mais cobrado.''

Frase: ''Esses profissionais são pessoas que usam com maturidade as ferramentas que adquiriram até o momento, como uma boa formação, fluência em uma língua estrangeira e a capacidade de se comunicar bem com colegas''

Trainee Ambev

A AmBev é outro modelo de maleabilidade. Mario Carlos Fernandes, 24, está na fase final do programa de trainee da empresa. Ele conta que, no começo, conheceu várias fábricas, saiu com vendedores e com um caminhão de entregas. Em seguida, fez treinamento corporativo e, após cinco meses, escolheu a área de logística para continuar o trabalho. "Agora espero crescer rapidamente dentro da companhia."

Trainee Grupo Ultra

Rodrigo Pizzinatto, 26, hoje gerente de operações financeiras do Grupo Ultra, diz que o fato de o programa de estágio da empresa ser flexível foi decisivo para a sua carreira. "Tive oportunidade de escolher a área e acabei sendo efetivado nela", conta. "Se você é colocado em um setor com o qual não se identifica, vai ficar desmotivado", analisa.

E qual é a diferença entre o trainee e o estagiário?

Segundo Sofia do Amaral, da Cia. de Talentos a diferença entre estágio e trainee fica menos clara. Algumas empresas têm trainees, outras, estagiários. Há ainda as que desenvolvem os dois programas. Mas quais são, afinal, as diferenças? Há algumas imutáveis: o estagiário é, obrigatoriamente, um estudante: não é registrado, recebe bolsa-auxílio e pode ter ou não ter benefícios, a critério da chefia.

Já o trainee é um funcionário normal, coberto pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e com direito a salário e benefícios. O objetivo do estágio é dar conhecimento prático ao estudante, enquanto o do trainee é formar líderes.

De resto, os formatos se misturam. Isso porque muitas companhias adotam estágios com a "cara" de programas de trainee. "Além de o programa de trainee ser mais caro, é mais difícil reter os jovens já formados", explica Sofia do Amaral, da Cia. de Talentos.




1 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao aoutor/autora pelo site! e Parabens tambem por sua competencia!

Espero poder ler materias novas em breve! Adorei as que ja estao postadas!

E vamo q vamo! amanha sera minha primeira dinamica (AmBev) na busca por ser um trainee.

Ate a proxima,
Mariana