Olá,
Bem vindo ao TraineeMeUp! Se você gosta deste blog e acha válido o esforço de catalogar as melhores vagas pela internet e deixá-las organizadas para vocês se inscreverem, assim como o esforço de escrever artigos e dicas, compilar vídeos e notícias que contribuam com o seu desempenho nos processos seletivos, incentive a continuidade desse blog clicando em alguns links patrocinados nas vezes em que visitá-lo.

Categorias

ver

TODOS POSTS

ver somente

ARTIGOS

ver somente

VAGAS

ver somente

NOTICIAS

ARTIGO: DICA 1 - Porque chegar cedo?

26 de nov. de 2007

"Mas que raios de artigo é esse" - vocês devem estar pensando. "Mais um me falando pra chegar cedo para evitar os imprevistos de uma grande cidade!"

NÃO É NADA DISSO. Não costumo e não gosto de ficar no lugar comum. É óbvio que é importante chegar no horário, mas alguém aqui não sabe disso? Quando digo chegue antes, digo realmente chegue antes, uns 40 minutos antes. "Mas por quê???"

Antes de responder essa pergunta, vamos relembrar o motivo de uma dinâmica (leia Dinâmica é um jogo, aprenda a jogar). No jogo da dinâmica o objetivo é liderar, sem que isso signifique ser o que mais quer aparecer, não é querer aparecer o tempo todo, mas sim demonstrar competências de um futuro líder (leia Liderando a dinâmica).

Agora eu pergunto a vocês, como é que podemos 'liderar' sem ter idéia da equipe que trabalharemos? Liderar é das tarefas mais complicadas que existem mesmo conhecendo todas as pessoas do time em profundidade. O que dizer quando não se conhece ninguém? Fica muito, mas muito mais difícil. Como é que teremos empatia com as pessoas, como saberemos quem são os são os mais fracos que teremos que suportar e os mais fortes que teremos que combater mais fortemente, os que são mais fáceis de trazer para nosso lado, os que teremos que ter mais argumentos numa conversa? Não tem jeito, é só com a convivência.

Por isso digo chegue antes. Sempre que tem uma dinâmica uma parte das pessoas chega com bastante antecedência. E sempre fica aquele bate papo sobre o processo, infalível. E é com essas pessoas que você tem que começar a interagir. Você pode começar a dinâmica com eles antes. E isso só conta pontos a seu favor!

Se você não for muito sociável, leve um assunto, qualquer assunto, mas de preferência referente ao processo seletivo. "Que desculpa você deu pro seu chefe?" ou "Putz, ouvi dizer que nessa etapa a gente vai ter que plantar bananeira no teto!". Pronto. Agora comece a sacar as pessoas. Descubra quem faz o que, quem é mais extrovertido, quem é mais carrancudo, quem é mais teimoso.

Partindo do princípio que de uma dinâmica com 20 pessoas nos processos mais concorridos saem aprovados geralmente de 1 a 3 candidatos, qualquer vantagem é vantagem. E o conhecimento prévio dos concorrentes lhe propicia inúmeras vantagens nas etapas da dinâmica.

a) Talvez o fator de maior importância, você já terá uma empatia maior com um grupo de pessoas, quem chegou tarde não a terá!

b) Consegue escolher melhor o grupo que quer participar na dinâmica (caso não seja feita a divisão pela selecionadora)

c) Por já conhecer melhor as pessoas, elas não serão tão antipáticas com você e ficarão te cortando no meio do raciocínio. Se você fosse um estranho total seria muito mais cômodo.

d) Irá demonstrar maior capacidade de se adaptar a um grupo e conseqüentemente maior capacidade de trabalho em equipe, fator enormemente valorizado.

e) Consegue saber com antecedência quem e como atacar e quem e como defender

f) Muitos outros que vocês devem imaginar...

5 comentários:

Unknown disse...

Vc é meu ídolo.
Tudo que vc escreve tem bastante coerência.
Mas na minha opinião, acho que vc deixou de comentar algo muito importante que tb envolve a liderança que é a assertividade.
O meu impasse quanto aos processos seletivos é na entrevista final.
Espero que não demore a redigir os outros artigos!

Mari de Castro disse...

Adorei seu blog...seus artigos fazem total sentido. Quem ja participou de algum processo de selecao para trainees, sabe...
Mas por favor, poste com mais frequencia!
estamos esperando!

Anônimo disse...

Thanks por suas dicas!
Muito bacana da sua parte dividir as suas experiências..com pessoas que assim como eu, vão participar de processos seletivos.
Estava super anciosa, procurando informações sobre as dinâmicas de grupo, porque vou participar de uma amanhã, e encontrar este blog me deixou mais segura de como agir e até como pensar na hora e depois é claroo..mas ainda tô anciosa..Mas do que nunca, vou chegar mais cedo..rsrs
Enfim, vou ficar no aguardo de mais artigos, hein.
Um Abraço.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo seu sucesso. Em segundo lugar, por favor, poste suas outras dicas! Além de você dar ótimas dicas, você transmite muita segurança. Adorei seu blog e realmente espero que você possa continuá-lo.
Abraço!

Lívia Fiuza disse...

O blog é realmente muito interessante! Traz idéias e sugestões não discutidas em outros sites de RH, por exemplo.. me ajudou muito!!! Obrigada por sua contribuição! Espero que você escreva mais em breve. Participarei de uma dinâmica e estou ansiosa por dicas. Até mais!!