Isenção
Para começar vou explicar porque decidi não falar meu nome. De modo algum é porque tenha algo a esconder, muito pelo contrário, quero ajudar e transmitir o máximo possível de conhecimento. Não falo por dois grandes motivos. O primeiro é que eu sou trainee de uma grande empresa e não estou fazendo esse blog, de forma alguma, para divulgar esse programa em específico. A partir do momento que eu digo de onde eu sou, parece que todas as informações são enviesadas em favor desse programa, o que não é o caso e nem quero que seja. Segundo porque o blog não é para divulgação ou promoção pessoal.
Por isso, e pelo fato de não fazer falta em momento algum, não vou dizer meu nome até pelo menos não ser mais trainee, simplesmente para manter a isenção.
Mini-currículo pré-trainee
Bom, eu sou formado em administração pela FEA-USP. Fiz dois anos de estágio na tesouraria de um grande banco internacional - área que concentra geralmente 3/4 ou mais da receita do banco, e negocia de câmbio, ações, operações estruturadas, dentre outros. Sai do banco e fui fazer intercambio, na falta de um fiz três. Fui primeiro 6 meses para a França como estudante pela faculdade, depois mais 6 meses para Londres aonde eu trabalhei no Starbucks, depois fui para o Chile, por mais 1 mês para desenvolver o espanhol. Na volta para o Brasil fiz mais um ano de estágio em marketing numa empresa de bens de consumo estrangeira também.
Facilidade nos processos
Foi então que começou minha sina a busca de um programa de trainees. Participei da Natura, Ambev, Johnson&Johnson, Globo e Unilever. Felizmente passei em todas, tive a enorme oportunidade de poder optar pela que eu mais me adequasse (o que é consideravelmente raro acontecer dada enorme competição por vagas de trainee). Foi ai que eu me dei conta que tinha uma enorme facilidade nos processos seletivos. Parei para pensar e realmente nunca tinha sido reprovado em uma dinâmica, em um painel, as minhas entrevistas sempre viravam um bate papo muito proveitoso depois das perguntas básicas terem sido respondidas. Então percebi que para se dar bem nos processos seletivos algumas reflexões e atitudes básicas resolvem, e muito, sem contar que poucos a fazer, por isso quem fizer terá a seu favor um enorme diferencial competitivo.
O blog TraineeMeUp
Sempre tive como objetivo participar de um programa de trainees (em breve publicarei um artigo com as vantagens profissionais e pessoais de ser trainee). Imagino que se você está lendo isso é porque este deve ser seu caso também. É para ajudar você nessa empreitada, desnecessário dizer quão árduo é se destacar dentre uma concorrência que chega a 3500 candidatos/vaga, que este blog foi construido.
Na verdade a idéia do blog não foi minha. Na empresa eu sou um dos embaixadores do programa de trainees, o que faz com que eu faça palestras nas faculdades. Invariavelmente eu dou algumas dicas para os estudantes e invariavelmente essa parte dura 3 vezes mais que o restante da palestra tamanho interesse demonstrado. Uma vez um dos alunos comentou que tinha um blog de determinado assunto e me sugeriu fazer um sobre esse tema. E como eu quero ajudar ao máximo possível de pessoas nessa fase que considero a mais complicada da vida (fim do contrato do estágio, tcc, provas, etc) a idéia foi imediatamente acatada.
Atualmente
Faço parte de um programa de trainees extremamente bem estruturado, assim que eu descrevê-lo se tornará óbvio o porquê de eu o ter escolhido. O programa tem duração de 3 anos, dos quais o primeiro é composto por uma rotação fora da sua área de origem (ex. como sou de marketing a minha primeira rotação foi na área de vendas), o segundo é uma rotação de volta na sua área de origem (de novo, como eu sou de marketing, poderia assumir outra marca ou ir para um subdepartamento de marketing, como pesquisa de mercado, ou marketing regional, que cuida da America Latina, e foi o que eu escolhi. O terceiro ano, de acordo com seu desempenho, você será convidado para fazer um projeto fora do Brasil. Além das rotações, logo no início há 2 meses de treinamento fora de SP, com integração, trainamento/palestras de todas as áreas, visita à fabrica, e um trabalho feito por uma consultoria que nos mapeia e mapeia nossas competências para que elas possam ser aprimoradas (com reuniões de acompanhamento com psicólogas a cada 2 meses) e que no fim possamos assumir um cargo de gerência.
Entendo que realmente essa é uma fase intensa demais e é para ajudá-los nesse momento que o blog foi construído.
6 comentários:
Parabens pela brilhante carreira que está construindo.
E sinceramente, esta é a carreira que sonhei para mim.
E vou lutar por ela, sei que vou conseguir.
Abraços e que tudo o que deseja seja realizado.
Meus parabéns pelo sucesso obtido nos processos que realmente vem crescendo demasiadamente a cada ano.
Estou me formando em marketing e gostaria de algumas dicas e informações sobre sua rotina de trabalho, se possível é claro!
Obrigado
Cara, brilhante iniciativa!
Esse teu blog vai virar (seja já não é!) referência p/ milhares de jovens em pouquíssimo tempo... super bem escrito, dicas verdadeiramente úteis, sem falar no intuito de funcionar de fato como um portal colaborativo.
Meu...parabéns MESMO! Desejo o maior sucesso do mundo p/ alguém tão arrojado e - ao mesmo tempo - humilde em compartilhar seus
"O crescimento cresce quando compartilhado." - poeta sanscrito
Parabéns pelo Blog!!! É uma grande ajuda pra gente, aspirantes a trainee... já li tudinho e espero que você tenha tempo pra atualizar mais artigos relacionados à dinâmica. São interessantíssimos!!!
Feano com ênfase em Mkt? Quando comecei a ler esse blog, tinha certeza que era de alguém de RH.
Percebi que vc parou de postar há algum tempo, mas queria muito saber sua dica sobre a apresentação de 3 minutos. Sempre fico em dúvida sobre o que falar e o que tirar já que não dá para falar tudo) em 3 min.
Dicas???
Postar um comentário