Olá,
Bem vindo ao TraineeMeUp! Se você gosta deste blog e acha válido o esforço de catalogar as melhores vagas pela internet e deixá-las organizadas para vocês se inscreverem, assim como o esforço de escrever artigos e dicas, compilar vídeos e notícias que contribuam com o seu desempenho nos processos seletivos, incentive a continuidade desse blog clicando em alguns links patrocinados nas vezes em que visitá-lo.

Categorias

ver

TODOS POSTS

ver somente

ARTIGOS

ver somente

VAGAS

ver somente

NOTICIAS


ARTIGO: Dinâmica é um jogo, aprenda a jogar

14 de nov. de 2007



Na visão de RH a dinâmica de grupo é um poderoso instrumento de seleção aonde é possível observar as pessoas agindo da forma mais natural possível – considerando que estão fazendo parte de uma seleção – e, assim, permitindo identificar os melhores candidatos cujos perfis se adequem mais ao da empresa.

Porém já adianto que se você for para uma dinâmica achando que você tem que ser você tal como é no dia a dia, seja profissionalmente, seja pessoalmente, esqueça. Você não passou!

Pare e pense se você é o mesmo na sua casa, com sua mãe, com seu sogro (a), com seu chefe, com seu cachorro, em um casamento, na praia, etc. Não existe um você mesmo, você se tem que se adequar à situação e ao ambiente em que se encontra. Portanto, se você acha que deve retratar você tal como é, repense.

Não é nada disso! Assim como futebol ou xadrez, a dinâmica de grupo é pura e simplesmente um jogo. A diferença é o objetivo. Enquanto no xadrez o objetivo é derrubar o rei e no futebol é marcar gol, na dinâmica o objetivo é liderar. Guarde essa informação – na dinâmica de grupo o seu objetivo é liderar eficazmente os outros.

Assim como você tem que agir de um modo diferente em cada jogo, você também tem que perceber e estudar o melhor modo de agir na dinâmica. Imagine jogar futebol como se joga xadrez. Seu companheiro faz um lançamento e você fica 5-10 minutos pensando qual seria a melhor saída. Não faz o menor sentido. É sempre necessário entender o objetivo do jogo antes de jogar e, obviamente, na dinâmica não é diferente. E isso é tão óbvio, mas tão óbvio quando se fala, que é inacreditável a diferença que isso pode fazer a seu favor quando você está numa dinâmica. Poucos refletem nesse ponto antes de ir para uma dinâmica, simplesmente vão esperando que dê tudo certo e sem imaginar o que é dar certo. É como querer fazer um bolo sem saber o que se quer como resultado final, e pior, às vezes sem visualizar um caminho para chegar lá (a receita).

Agora você já tem um enorme diferencial, já sabe que o objetivo é liderar. Porém o que é liderar? Essa é uma pergunta extremamente difícil de ser respondida, não a toa existem tantos artigos a respeito disso. Liderar em uma dinâmica não é mandar nos outros, não é falar o tempo todo, não é querer aparecer o tempo todo. Imagine numa dinâmica alguém pegando um candidato mais fraco para cristo e mandando no coitado: “Pegue já essa caneta e copie tudo na lousa!”, você já imagina o que acontece com quem fizer isso certo? É fundamental que se entenda o que é liderar, sugiro a leitura do artigo “Liderando a dinâmica”.




3 comentários:

Anônimo disse...

Meus sinceros parabéns por todo o trabalho e iniciativa!! Até agora foram informações realmente valiosas para quem busca uma vaga de trainee. Estamos aguardando suas novas colocações, Trainee!!

Muito obrigado.

Anônimo disse...

Trainee, recentemente prestei uma dinâmica para trainee e, um dia antes, encontrei seu site. Suas instruções foram realmente interessantes e passei a viagem pensando nelas. Fui aprovado e acredito que grande parte disso foi graças ao seu esforço em compartilhar tudo isso. Muito obrigado. Pergunto se seria possível falar sobre as entrevistas (não painel, entrevista mesmo) com o RH e com os gestores - é que já é semana que vem...
Muito obrigado.

Anônimo disse...

Tenho certeza que foi o proprietário do blog quem postou os dois comentários acima, hehehe
Abraço