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ARTIGO: Liderando a dinâmica

16 de nov. de 2007

Liderança é o típico tema que se colocarmos um filosofo, um psicólogo e um administrador eles ficam 5 dias discutindo sem chegar a um perfil definitivo, até pelo fato de que não há. Existem líderes com os mais diversos perfis, de Hitler a Gandi. Portanto, não vou ficar na discussão do que é um líder, mas vou apresentar as definições que mais se aplicam a uma dinâmica de grupo.

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.


Vemos que, de acordo com essa definição, o líder é aquele que efetivamente conduz o grupo de pessoas. Essa é uma grande confusão que poderia acontecer a partir do momento que se diz que liderança é o objetivo do jogo (leia o artigo "Dinâmica é um jogo, aprenda a jogar"). Não necessariamente você deve ser o que conduz o grupo, se o fizer ótimo, porém não é apenas aquele que conduz o grupo que será aprovado. Até porque é muito difícil, pra não dizer quase impossível que sem a distinção hierárquica característica de uma dinâmica e com todos querendo mostrar sua importância e querendo aparecer que alguém consiga conduzir o grupo de forma tão evidente assim. Por isso, para confrontar a crença comum, que coloquei essa definição.


Vamos para a próxima definição:

O líder deve apresentar a característica de um profissional que possua integridade de caráter, sendo um exemplo a ser seguido pelos demais na organização, com capacidade de mostrar tanto na sua vida pessoal como profissional ética e bons valores; ser visionário, com clareza do futuro, prevendo e antecipando o futuro; deve ser uma pessoa entusiasta que motive seus subordinados sempre que se acharem desmotivados; ser competente em suas atividades para com a empresa; nunca esquecer que as pessoas como causa principal da existência da liderança e jamais deve ser por ele esquecidas, elogiando e valorizando sua contribuição para o sucesso da organização; ser um estimulador da criatividade; sempre está pronto para ajudar, ensinar e aconselhar e possui a capacidade de transformar erros e falhas gerenciais em oportunidades. Líder é definido como a pessoa que possui capacidade de influenciar um grupo de pessoas de maneira não coercitiva utilizando do poder de seu cargo de chefia na organização, medindo seus atos e decisões que poderão afetar toda a equipe de trabalho, que deve por ele ser valorizada.


Essa definição sim ilustra exatamente o objetivo do jogo (leia o artigo "Dinâmica é um jogo, aprenda a jogar"), o que o RH quer ver em nós. Vou ressaltar alguns tópicos da definição abaixo fora de ordem:


- mostrar ética e bons valores: nunca tente achar solução para absolutamente nada numa dinâmica que vá contra a ética. Já vi muita gente fazendo isso e a única coisa que penso na hora é: menos um concorrente. Não sei se serve como referência mas em todo caso, alguns de vocês devem ter visto um dos episódios de O Aprendiz, não me pergunte qual pois não me lembro, um dos candidatos foi sumariamente tirado do grupo por levantar como possibilidade dar um dinheiro por fora, vulgo suborno, a um fiscal – não, ele nem chegou a fazer.

- nunca esquecer as pessoas como causa principal da existência da liderança e jamais deve ser por ele esquecidas:

- elogiando e valorizando sua contribuição para o sucesso da organização: releia esse pois é um dos mais importantes de todos os conselhos. Ninguém faz isso. Repito, nunca vi ninguém fazer isso. Esse tópico é daqueles típicos que são tão óbvios mas que poucos param e pensam nisso. Todo mundo sempre está na ânsia de se mostrar melhor e imaginam que elogiando o outro está fazendo com que o outro seja aprovado não você. Nada mais errado do que isso! Você valoriza seu passa enormemente quando sabe dar valor a outra pessoa ou mesmo idéia de outra pessoa e sabe fazê-la se sentir bem por tê-la dado. Exagerando um pouco, eu arrisco até dizer que, em fases iniciais, aonde existem muitos candidatos ainda, valorizar os colegas praticamente garante sua passagem para a fase seguinte. Experimente isso e me conte o resultado.

- ser um estimulador da criatividade: dê varias idéias, mas tente dar idéias originais. Óbvio que não idéias malucas, mas sim idéias que poucos pensariam. E defenda-as com vigor. Em breve vou escrever um artigo sobre esse tema pois, não sendo completamente maluca, de pouco importa a idéia em si, o que importa é sua atitude em defender seu ponto de vista, por isso as vezes é interessante soltar uma idéia diferente e gerar uma discussão em que você será o foco.

- sempre está pronto para ajudar, ensinar e aconselhar: ouça o que todos têm a dizer, não queira nunca preterir um em relação a outro candidato. Geralmente os mais fracos ficam falando sozinho, não deixe isso acontecer (leia o artigo “Suporte os mais fracos”, em breve)

- possui a capacidade de transformar erros e falhas gerenciais em oportunidades.

- visionário, com clareza do futuro, prevendo e antecipando o futuro: quem conseguir mostrar que tem a visão do todo, consegue pensar lá na frente os impactos da solução que o grupo está propondo e não ficar somente preso no curto prazo também está com pontos positivos.

- entusiasta que motive seus subordinados sempre que se acharem desmotivados: no caso não falamos de subordinados, mas sim de colegas. De qualquer modo sempre que tiver algum problema a ser resolvido na dinâmica tente encarar esse problema como um desafio, como fonte de aprendizado e não como problema efetivamente e faça o máximo para conseguir passar essa vontade de encontrar a melhor solução para os outros, motivando-os. Mostre sempre empolgação.

- ser competente em suas atividades: geralmente o trabalho é dividido entre os componentes do grupo, mostre conhecimento e autoridade na sua parte. No restante do tempo tente agregar as discussões com pontos que não haviam sido pensados pelos outros, não faça comentários para aparecer, isso é muito pior do que ficar calado.

- influenciar um grupo de pessoas de maneira não coercitiva: faça tudo, sempre, através do dialogo. Nunca tente impor nada. Até porque para o RH pouco importa o que você quer impor e sim sua atitude, então esqueça tudo, não deixe a raiva te levar a fazer nenhuma besteira, e foque nas suas atitudes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei mto das dicas! Elas daum uma idéias mais tangível do que é esperado dos participantes de uma dinâmica!

Anônimo disse...

Ótimas dicas ... estou conhecendo agora seu blog ... Parabéns! Meu interesse por uma vaga de trainee não é recente mais como estou me formando agora no meio do ano, estou atrás de dicas de dinâmicas e informações que possam me acrescentar na hora H.
Agradeço e parabenizo pela iniciativa de passar suas experiências para todos nós.
Obrigado

Anônimo disse...

Gostei muito do artigo, extremamente lúcido. Muitos dos pontos colocados eu já venho praticando em dinâmicas... alguns outros me esclareceram pontos cuja importância eu ainda não havia notado.

Parabéns!


abs

Rádio Adorai disse...

Olá pessoal, o artigo realmente é excelente, recentemente voltei de um processo para trainne da empresa em que trabalho e acho que o que me derrubou foi não ter sido tão participativo na dinâmica de grupo, no feedback que recebi o avaliado me disse que teria que ter sido mais persuasivo, participativo e ter dominado a situação. É assim mesmo, na proxíma irei mais preparado.

Parabéns pelo artigo, maravilhoso.

Alexsandro Silva

Anônimo disse...

Adorei o blog e fiquei com um gostinho de quero mais! Uma pena que tenha parado de publicar. Espero que consiga conciliar suas atividades com a retomada dos posts. Suas dicas são realmente úteis, saem do superficial de outros sites e digo mais, no meu processo de coach profissional nao recebi irformaoes como as que escreveu! Por favor, volte a postar!!! Haha